Berserk (1997) - Anime Review

 Berserk : Anime (1997) – Critica | O ESPECTADOR RABUGENTO 

Berserk (1997) é um anime baseado no mangá de Kentauro Miura de mesmo nome. A série foi produzida pela Nippon Television e VAP, animada pela Oriental Light and Magic e dirigida por Naohito Takahashi. A história é ambientada em um mundo de fantasia medieval sombrio e tem como personagem principal Gatts um mercenário solitário e Griffith, o líder do "Bando do Falcão", um grupo de mercenários que almeja alcançar a grandeza de um exército.

Review: O anime conta com várias cenas violentas, batalhas, guerras, assassinatos e tramas. Apesar de ser considerada um obra de fantasia, ela é low fantasy, ou seja, não há magias, feitiçaria e afins. Entretanto, os aspectos realistas trazem uma veracidade, perigo e ansiedade que normalmente não vemos tanto assim. Além disso, há algo em Berserk que eu simplesmente gosto muito nas obras de ficção: abordagem de temas sensíveis. 

Vemos isso quando Gatts entra em um período depressivo e perde o sentido de viver e lutar, a ambição sem limites de Griffith... isso torna qualquer obra muito mais completa na minha visão, afinal os personagens são sim seres vivos e possuem seus próprios problemas pessoais. Quando isso é abordado, a obra deixa de ser simplesmente "o protagonista vai de A ao ponto B e fim". E para nos deleitarmos ainda mais os desenhos de Berserk (1997) são simplesmente sensacionais e envelheceram muito bem em minha visão. Por fim, fica aqui a minha recomendação, porém com ressalvas: Berserk não é uma obra para qualquer público, assim como Shingeki no Kyojin, são para pessoas que apreciam conflitos humanos e morais explorados na obra como já disse.

Os lados negativos de Berserk na minha visão, apesar de não haver tanta necessidade assim na história, é de não explorar tanto o lado místico e fantástico daquele mundo, apesar de ser muito pequeno acho que justamente merecia um pouco mais de atenção. 

Nota: 9/10

Escrito por: Bruno Dias de Moura


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANYA FORGER e YOR FORGER 18+???

EREN ESCREVE UMA CARTA À HUMANIDADE!